Participação da SGMJ no 14º Congresso BAD – Universidade do Algarve
O 14º Congresso da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação decorreu de 2 a 5 de maio em Faro.
O 14º Congresso da BAD (Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação) foi subordinado ao tema Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje.
A equipa da SGMJ formada por Alexandra Lourenço, Alexandra Henriques, Cristina Ferreira, Fernanda Mendes, Maria Albertina Catrola e Rute Ramos, marcou presença neste Congresso com a apresentação de duas comunicações e um Poster.
A primeira comunicação “Acesso à informação na Justiça: da produção à preservação digital na senda da sustentabilidade” levou a este fórum o projeto GNΩSI – Gestão no Sistema de Informação, coordenado pela SGMJ, com a participação de todos os organismos da Justiça, financiado pelo PRR, que integra as componentes gestão documental / processual, gestão do património cultural e preservação digital.
Na comunicação “O Livro Antigo na SGMJ: a reinvenção de um serviço” apresentou-se o projeto de descrição, conservação e digitalização do Fundo Livro Antigo e xilogravuras integrantes, decorrente da transformação do sistema de gestão de bibliotecas, tendo em vista a divulgação e a valorização deste acervo.
O poster “Celebrar os dias comemorativos dos Serviços de Informação na Justiça” recebeu o prémio de “Melhor Poster” do Congresso.
No âmbito dos eventos pré-congresso realizou-se uma visita guiada ao Museu Municipal de Faro, com acesso à oficina de restauro e às salas das reservas.
O Congresso contemplou ainda importantes momentos de partilha e um jantar convívio para todos os congressistas.
Comunicação “O Livro Antigo na SGMJ: a reinvenção de um serviço”
Comunicação “Acesso à informação na Justiça: da produção à preservação digital na senda da sustentabilidade”