A Justiça tem memória
A Secretaria-Geral do Ministério da Justiça celebra o Dia Internacional dos Arquivos olhando para a história do acervo documental como uma peça fundamental para a preservação da identidade nacional.
Percursos do Arquivo
Desde a sua criação que o arquivo da SGMJ tem à sua guarda um vasto legado de documentos que testemunham ao longo de mais de 200 anos a evolução do Ministério da Justiça. Inicialmente, localizado na Rua do Ouro, foi sendo transferido para outros espaços na cidade de Lisboa acabando entregue ao Arquivo Nacional Torre do Tombo a partir de 1955. Apesar de sucessivas incorporações no Arquivo Nacional, permanecem ainda hoje na SGMJ, um vasto conjunto documental no edifício do Terreiro do Paço e no Arquivo Intermédio das Laranjeiras.
Reconhecendo a importância deste património, a SGMJ tem dedicado esforços à sua preservação e valorização. Neste sentido, medidas como a digitalização de documentos, a implementação de um software de gestão de arquivos e de um moderno sistema de gestão documental procuram garantir a segurança e o acesso à informação.
Para saber mais sobre os percursos do Arquivo aqui.