Ir para Conteúdo principal
SGMJ

Notícias da SGMJ

Atribuído o Prémio Liberdade Religiosa 2019

"A liberdade religiosa em contexto de guerra: o caso dos católicos portugueses na I Guerra Mundial" de Luís Miguel Carvalho da Silva foi o trabalho premiado.
19 mar 2020, 15:55
Logótipo da Comissão para a Liberdade Religiosa
Logótipo da Comissão para a Liberdade Religiosa

O "Prémio Liberdade Religiosa" foi instituído pela Comissão da Liberdade Religiosa e é atribuído a trabalhos de investigação científica na área da aplicação da liberdade religiosa em Portugal.

O Júri do Prémio da Liberdade Religiosa de 2019, após a leitura e avaliação das nove candidaturas, decidiu unanimemente atribuir o prémio ao trabalho "A liberdade religiosa em contexto de guerra: o caso dos católicos portugueses na I Guerra Mundial" da autoria de Luís Miguel Carvalho da Silva.

Segundo o Júri, o trabalho de Luís Miguel Carvalho da Silva revela coesão na sua estrutura, boa redação e consistência no acabamento. Além disso, o texto submetido contribui para o aprofundamento do conhecimento de um tema pertinente e bem enquadrado na problemática da liberdade religiosa em Portugal.

O Júri refere ainda que o facto de terem ocorrido em 2018 as comemorações do centenário do Armistício da Primeira Guerra Mundial, robustece a pertinência da atribuição do prémio.