Ir para Conteúdo principal
SGMJ

Notícias da SGMJ

Balanço Social Consolidado do Ministério da Justiça

Este documento sintetiza a informação sobre Recursos Humanos no Ministério da Justiça em 2021.
12 jan 2023, 16:32
Diversas figuras humanas (imagem de Freepik/Designed by macrovector)
Diversas figuras humanas (imagem de Freepik/Designed by macrovector)

Divulga-se o Balanço Social Consolidado do Ministério da Justiça de 2021, um documento que reúne informação sobre os Recursos Humanos do Ministério da Justiça em 2021.

Este documento foi elaborado com a informação divulgada pelos serviços e organismos que integram a área governamental da Justiça.

A análise dos diversos indicadores disponibilizados neste documento possibilita, não só um melhor conhecimento dos Recursos Humanos do Ministério da Justiça, como uma visão agregada e comparada dos mesmos.

Assim, de acordo com os dados disponibilizados no Balanço Social Consolidado do Ministério da Justiça, o número total de trabalhadores aumentou em 2021 face ao ano anterior.

Na distribuição dos trabalhadores por género, o género feminino representa 57,2% do total de trabalhadores e o género masculino 42,8%.

A idade média dos Recursos Humanos do Ministério da Justiça aumentou face ao ano anterior, atingindo um valor de 51,3 anos (50,8 em 2020).

Os grupos profissionais mais representativos são os oficiais de justiça (31,6% do total de trabalhadores), os guardas prisionais (18,6%), os oficiais dos registos e do notariado (15,9%) e a polícia judiciária (9,3%), que representam cerca de 75% da totalidade dos Recursos Humanos do Ministério da Justiça.

Para além destes indicadores, o documento contém diversas informações sobre os Recursos Humanos do Ministério da Justiça, nomeadamente o nível habilitacional, modalidades de horário de trabalho, modalidades de vinculação, assiduidade, remunerações, formação profissional, acidentes em serviço, entre outras.