Ir para Conteúdo principal
SGMJ

Notícias da SGMJ

Candidaturas abertas para Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade

A edição deste ano centraliza-se no tema das drogas e as candidaturas terão de ser apresentadas, em língua inglesa, até ao dia 6 de setembro de 2019.
26 jul 2019, 12:37
Logótipo da Rede Europeia de Prevenção da Criminalidade
Logótipo da Rede Europeia de Prevenção da Criminalidade

A REPC- Rede Europeia de Prevenção da Criminalidade é responsável pela realização anual de uma Conferência de Boas Práticas, na qual é atribuído o “Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade” (video do Youtube).

Este ano, a conferência decorre sob a presidência e acolhimento da Finlândia e encontra-se subordinada ao tema da redução e prevenção de crimes relacionados com a droga e nos danos causados ​​pelo abuso de drogas entre os jovens.

Projetos que se concentrem apenas na redução e prevenção de crimes relacionados ao álcool e danos causados ​​pelo abuso de álcool serão excluídos.

Assim, um projeto poderá ter como objetivo a cessação do consumo de drogas (ou utilização mista de intoxicantes) pelos jovens ou a redução dos efeitos nocivos e adversos das drogas. O objetivo do projeto também poderá ser a redução da criminalidade ou distúrbios públicos relacionados ao abuso de drogas pelos jovens ou melhorar a perceção de segurança em locais públicos, especialmente nas proximidades de instalações de tratamento e internamento de jovens.

Os projetos participantes podem utilizar vários métodos de prevenção ao crime.

Cada Estado-Membro poderá apresentar os projetos de prevenção criminal que entender, sendo que só um destes projetos, selecionados por um júri nacional, poderá concorrer ao prémio.

Os projetos candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Focarem-se na prevenção e/ou redução da criminalidade quotidiana e do sentimento de insegurança das comunidades;
  • Terem sido avaliados e atingido a generalidade ou totalidade dos objetivos definidos (com preponderância para as evidências na redução da criminalidade ou no acréscimo de segurança);
  • Serem, tanto quanto possível, inovadores, por meio da utilização de novos métodos ou abordagens;
  • Serem, tanto quanto possível, baseados na cooperação entre parceiros;
  • Serem passíveis de replicação por organismos/entidades de outros Estados-Membros, devendo para o efeito incluir informação sobre os custos financeiros do projeto, as suas formas de financiamento, o processo de implementação e material relevante.

O projeto vencedor, a nível europeu, terá como prémio de 10.000,00 € e dois outros projetos beneficiarão de menções honrosas e um prémio de 5.000,00 €, cada.

Todos os projetos a concurso serão apresentados pelos concorrentes na Conferência de Boas Práticas, que irá decorrer em Helsínquia, em 11 e 12 de dezembro de 2019, onde serão revelados os projetos vencedores.

A data limite para submissão de candidaturas, em língua inglesa, é o dia 6 de setembro de 2019, através da caixa de correio repc@pj.pt.

Para mais informação, consulte o sítio de internet em https://eucpn.org.

Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimentos adicionais, contacte-nos através do email: repc@pj.pt.