Centenário da Organização Internacional do Trabalho (OIT)
A OIT, para marcar o início das comemorações do seu Centenário (1919-2019), apresentou a 22 de janeiro o Relatório sobre o Futuro do Trabalho
Centenário da organização
O relatório descreve as etapas necessárias para criar um futuro do trabalho melhor para todas as pessoas num tempo de mudanças sem precedentes e de desafios excecionais para o mundo do trabalho.
Portugal é um dos membros fundadores da OIT, já que foi um dos signatários do Tratado de Paz de Versailles que, em 1919, pôs termo à primeira guerra mundial e criou esta organização cuja primeira Conferência Internacional do Trabalho, com a participação de delegações de 40 países, teve lugar em Washington D.C. em outubro-novembro de 1919.
A OIT, que reúne representantes dos governos, dos trabalhadores e dos empregadores, tem por vocação promover a justiça social, os direitos humanos e os direitos laborais reconhecidos internacionalmente, prosseguindo a sua missão fundadora: a justiça social é essencial para a paz universal e permanente.
A história do OIT bem como os eventos que irão assinalar, tanto a nível internacional como regional, as celebrações do seu Centenário podem ser consultadas em https://www.ilo.org/100/en/.