Ir para Conteúdo principal
COVID-19 - Medidas adoptadas pela Justiça
Reabertura das conservatórias de Registos
SGMJ

Notícias da SGMJ

Conferência no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

O dia 27 de janeiro assinala o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
22 jan 2021, 11:58
Cartaz da Conferência no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Cartaz da Conferência no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Há 76 anos, no dia 27 de janeiro, deu-se a libertação pelas forças aliadas do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, um dos símbolos máximos da barbárie humana.

No Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto evocam-se todas as vítimas do Holocausto e da ideologia nazi, relembrando não apenas as vidas dos milhões de judeus, mas as de todos aqueles que, pelas suas origens, crenças, orientação sexual, condições físicas e opções políticas foram perseguidos, bem como os milhões de prisioneiros de guerra mortos pela fome, pela doença, pelo trabalho forçado.

Manter viva a memória do Holocausto, defendendo os valores do nosso Estado de Direitos Humanos e da nossa sociedade democrática, liberal e inclusiva, é fundamental para que não se esqueçam os perigos que advêm da intolerância, do ódio, da xenofobia, do racismo, do antissemitismo e da discriminação. Mas também celebramos a coragem daqueles que escolheram fazer o que estava certo, independentemente das consequências. Aristides de Sousa Mendes, Alberto Teixeira Branquinho ou Carlos Sampaio Garrido, insignes diplomatas portugueses e exemplos de altruísmo que não podem ser esquecidos, nem tampouco o Padre Joaquim Carreira, cujo labor em prol das vítimas da perseguição Nazi levou ao seu recente reconhecimento como 'Justo entre as Nações'.

Recordar este período negro da História da Humanidade e assegurar que se não repete é, mais do que nunca, um imperativo.

E, assim, no âmbito do projeto Nunca Esquecer, o Centro de Estudos Judiciários promove, inserida nas Conferências do CEJ, uma conferência da Prof.ª Doutora Irene Flunser Pimentel intitulada «Holocausto» que será transmitida on-line e poderá ser acompanhada através de:

https://www.justicatv.com/2018/directo.php?id=1220

 ou

https://videocast.fccn.pt/live/fccn/canalcej


Consulte o programa da Conferência «Holocausto».