Dia 17 comemora-se o Dia Mundial da Justiça Internacional
Este dia relembra a importância dos tribunais no respeito pelos Direitos Humanos na manutenção da igualdade dos direitos internacionais e civis em todo o mundo
Dia Mundial da Justiça Internacional
A data de 17 de julho foi escolhida para a comemoração deste dia dado que foi a 17 de julho de 1998 que se adotou o Estatuto de Roma, o tratado que deu luz ao Tribunal Penal Internacional.
Este tribunal é o primeiro tribunal penal internacional permanente. Foi estabelecido em 2002 em Haia, Países Baixos, local da sua sede atual, sendo responsável pelo julgamento dos crimes mais graves do planeta, desde genocídios a crimes contra a humanidade e crimes de guerra.
121 países acordaram em cooperar com o Tribunal Penal Internacional. A jurisdição universal dita que quem quer que cometa uma violação de Direitos Humanos pode ser julgado em qualquer país, independentemente de onde o crime tenha sido cometido.
O dia é aproveitado para chamar a atenção da sociedade relativamente a crimes graves que aguardam ainda julgamento, comemorando-se, ao mesmo tempo, os esforços da comunidade internacional para conseguir um mundo mais pacífico e justo.