Ir para Conteúdo principal
SGMJ

Notícias da SGMJ

Divulgação de boas práticas de Cibersegurança no teletrabalho

O Centro Nacional de Cibersegurança alerta para os perigos associados ao cibercrime e para a necessidade de adotar comportamentos defensivos.
28 abr 2020, 12:34
Cibersegurança: cadeado em circuitos electrónicos
Cibersegurança: cadeado em circuitos electrónicos

No actual contexto de utilização mais intensiva e alargada dos sistemas de informação, é importante a promoção de uma utilização segura do ciberespaço, de modo a reduzir a exposição aos riscos do cibercrime.

Acresce que a situação de pandemia associada à propagação do vírus COVID-19 é explorada pelos atores hostis do ciberespaço para sustentarem as suas campanhas de ciberataques no alarmismo social e na atenção mediática global sobre o tema.

Para fazer face a esta situação, o Centro Nacional de Cibersegurança disponibiliza um conjunto de boas práticas a utilizar no âmbito do trabalho a partir de casa, desde em contexto de aulas não presenciais até reuniões, passando por cuidados a ter no download de apps e outros comportamentos defensivos que devem ser adotados especialmente neste período.

É igualmente aconselhada extrema prudência no acesso, na receção e na partilha de conteúdos digitais associados à temática da pandemia COVID-19, devendo dar-se prioridade a fontes oficiais e reputáveis de informação.