Ir para Conteúdo principal
SGMJ

Notícias da SGMJ

Exposição “Ministério da Justiça - 200 Anos”

A exposição assinala os 200 anos do primeiro Regulamento Interno da Secretaria de Estado dos Negócios de Justiça, que esteve na génese do Ministério da Justiça.
12 dez 2022, 14:48
Tômbola para o sorteio dos processos nos tribunais e caixa das bolas
Tômbola para o sorteio dos processos nos tribunais e caixa das bolas

Datadas do século XIX, as tômbolas (ou urnas) em madeira com suporte rotativo eram utilizadas nos tribunais para sorteio de distribuição dos processos.
​No seu interior eram colocadas bolas (igualmente de madeira e guardadas na sua base ou em caixa de madeira) que, girando a tômbola, eram misturadas no seu interior para garantir que seria aleatória a distribuição dos processos correspondentes pelos juízes do tribunal.

No dia 5 de dezembro de 2022 celebraram-se os 200 anos do primeiro Regulamento Interno da Secretaria de Estado dos Negócios de Justiça, que deu origem ao Ministério da Justiça.

O evento que assinalou a data foi presidido pela Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, e contou com a presença dos ex-Ministros Rui Machete, Laborinho Lúcio, Celeste Cardona e Francisca Van Dunem.

Na ocasião foi lançado um selo comemorativo pelos CTT - Correios de Portugal, com a entrada em circulação do Postal Inteiro da República e foi inaugurada a exposição evocativa do bicentenário.

Esta exposição, organizada pela Secretaria-Geral do Ministério da Justiça, é composta por duas partes: uma composição gráfica que patenteia a evolução do Ministério da Justiça ao longo destes 200 anos; e uma área em que se exibem peças emblemáticas custodiadas pelos organismos deste Ministério, representativas das principais funções exercidas.

A exposição encontra-se patente no Espaço Justiça, sito na Praça do Comércio, em Lisboa, desde o dia 7 de dezembro, podendo ser visitada em dias úteis, no período das 9h00 às 19h00.

Capa do Regulamento Interior da Secretaria d´Estado dos Negócios de Justiça

REGULAMENTO INTERIOR DA SECRETARIA D’ESTADO DOS NEGÓCIOS DE JUSTIÇA, PUBLICADO EM 27 DE AGOSTO DE 1822
Efetuado pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios de Justiça, José da Silva Carvalho.
Marcou a entrada em funcionamento da Secretaria de Estado, regulou o quadro de pessoal, definiu as funções do seu oficial maior e organizou os serviços em três secções: a 1ª secção para as relações com o Desembargo do Paço, os Tribunais do Reino e Casas da Relação; a 2ª secção para a Segurança Pública; e a 3ª Secção para os Negócios Eclesiásticos.