Inauguração da Exposição “de Maria a Mulher”
Uma viagem pelos direitos das mulheres em Portugal no pós-25 de Abril
Inauguração da Exposição “de Maria a Mulher” - Espaço Justiça |© Emerson Coutinho | Stopmotion
Foi inaugurada ontem, no Espaço Justiça da Secretaria-Geral do Ministério da Justiça, na Praça do Comércio, em Lisboa, a exposição “de Maria a Mulher”, com a presença da Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice.
De entrada livre e patente ao público durante dois meses, esta exposição convida a uma reflexão sobre a evolução dos direitos das mulheres em Portugal desde o período pós-25 de Abril até à atualidade. Através de documentos do Ministério da Justiça, diplomas legais, imagens de arquivo, dados estatísticos e testemunhos, a mostra percorre momentos determinantes da história portuguesa recente, revelando conquistas alcançadas, resistências enfrentadas e desigualdades persistentes.
“de Maria a Mulher” retrata a situação da mulher portuguesa num tempo marcado por normas patriarcais e resistências estruturais, evidenciando, em paralelo, as reivindicações dos movimentos feministas e as diligências institucionais — nomeadamente através da produção legislativa — que procuraram dar resposta às exigências do momento.
O título escolhido simboliza a transição de uma realidade onde todas as mulheres pareciam ser apenas “Marias” — figuras anónimas, silenciosas e confinadas ao espaço doméstico — para um presente onde a voz feminina é plural, pública e determinante na construção da sociedade.
A exposição está organizada em três núcleos temáticos, que abordam dimensões essenciais da experiência das mulheres em Portugal nas últimas cinco décadas:
- Direito a Matar
- Trabalhar por Direito
- Aborto: um Direito?
Cada núcleo propõe uma leitura crítica das realidades vividas pelas mulheres, tanto no passado como no presente, destacando os avanços legislativos, sociais e culturais, mas também os desafios que persistem.
Mais do que uma celebração, “de Maria a Mulher” é um apelo à responsabilidade coletiva na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva, onde o género não determine as oportunidades, a segurança ou a liberdade.
Podem ser agendadas visitas guiadas, a partir de 12 de maio,mediante marcação prévia através do email: relacoes.publicas@sg.mj.pt
© Emerson Coutinho | Stopmotion