Ir para Conteúdo principal
SGMJ

Notícias da SGMJ

Redução de emissões CO2 na SGMJ

A Biblioteca da SGMJ alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável compromete-se a reduzir em 50 por cento as emissões de CO2 na ação de difusão seletiva diária.
09 jan 2024, 11:26
UNICEF - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
UNICEF - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O especialista ambiental Mike Bernees-Lee alerta para o impacto das emissões de dióxido de carbono no que diz respeitos às atividades diárias supostamente “inócuas”.

Segundo este especialista, um email pode representar uma emissão média de 4g de CO2 para o meio ambiente, podendo atingir os 50g, dependendo de vários fatores, como a sua extensão, tipo de letra, hiperligações, gráficos e anexos associados. De modo comparativo uma lâmpada de 60 W em média gasta 39g por hora.

Ciente destes impactos, em 2024, a Biblioteca da Secretaria-Geral do Ministério da Justiça compromete-se a reduzir pela metade o envio de emails de difusão seletiva, alinhando-se com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 – Ação Climática.

Assim, diariamente passará a enviar-se um único email com os diplomas selecionados do Diário da República. Anteriormente, efetuavam-se dois emails distintos, um com os sumários da legislação da 1ª série e outro com os despachos, deliberações, avisos e outros atos relativos à Justiça, publicados na 2ª série.

A transição para 2024 assume ainda novos contornos: com a finalidade de se apresentar uma mensagem mais apelativa e eficiente, a Biblioteca procedeu a uma renovação do design e grafismo dos emails de difusão seletiva.

A aplicação desta medida traz para primeiro plano a importância de se pensar num futuro mais verde e ecológico no qual a responsabilidade ambiental assume uma preponderância para a sustentabilidade do nosso planeta.

Desta forma estima-se uma poupança anual de 3kg de emissões de CO2 com a alteração deste procedimento.

Para um planeta mais feliz e duradouro, desafia-se os outros serviços da Secretaria-Geral, bem como todos os colegas na sua atividade privada, a refletirem sobre este assunto…