Sistema de Gestão Documental do Ministério da Justiça
No âmbito da execução do projeto Plataforma de Serviços Comuns da Justiça, a SGMJ apresentou o projeto de sistema de gestão documental partilhado na Justiça.
Logotipo: Plano de Recuperação e Resiliência
No contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi cometida à Secretaria-Geral do Ministério da Justiça (SGMJ) a execução do projeto Plataforma de Serviços Comuns da Justiça - Constituição e Instalação da Unidade de Serviços Comuns da Justiça.
Um dos objetivos deste projeto é a implementação de um sistema partilhado de gestão documental, para utilização em comum pelos diversos serviços do Ministério da Justiça, que permita a interoperabilidade entre sistemas e seja dotado das funcionalidades que viabilizem a constituição do futuro Repositório Digital da Justiça.
A concretização deste objetivo aproveita a circunstância de vários dos serviços utilizarem já uma mesma solução de base, o workflow EdocLink, e implica a instalação da mesma versão desse software em todos esses serviços.
Os encargos com as atualizações indispensáveis, bem como com a eventual instalação de novos módulos que se venha a entender como necessários, serão suportados no âmbito do projeto da SGMJ.
Neste contexto, tendo em vista uma primeira abordagem coletiva do projeto entre todos os intervenientes, a SGMJ organizou, no dia 26 de janeiro de 2023, nas suas instalações, uma exposição deste projeto, seguida da apresentação da última versão do EdocLink e dos seus diferentes módulos em utilização, bem como das novas funcionalidades disponíveis, por forma a levá-las desde logo ao conhecimento de todos.
Pretendeu-se com a referida apresentação sensibilizar para o estabelecimento de mecanismos ágeis de articulação e auscultação dos serviços participantes, desde logo com o objetivo de recolher informação sobre as funcionalidades/módulos necessários a cada um, por forma a concretizar os requisitos técnicos do procedimento aquisitivo que será lançado por esta SGMJ.
Para o desenvolvimento do projeto, os diversos organismos participantes da Justiça procederam à indicação de pontos focais.
