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Ações de formação

Workshops de Inovação

A Secretaria-Geral do Ministério da Justiça em parceria com o Inovalegal – Instituto de Inovação Legal e Tecnológica em Português está a promover um conjunto de 16 Workshops de Inovação com caráter teórico-prático, onde serão trabalhados temas associados à inovação organizacional e tecnológica, à liderança e gestão de projetos, e à comunicação estratégica e digital.

Estas sessões de capacitação enquadram-se no Capacitar para Inovar - Programa de Competências para a Inovação na Justiça, desenvolvido pelo Ministério da Justiça no âmbito da sua estratégia GovTech, e são financiadas pelo PRR– Plano de Recuperação e Resiliência.

Investir na capacitação das pessoas da área da Justiça para a inovação é crucial para assegurar a efetiva continuidade dos projetos de transformação que têm vindo a ser desenvolvidos e para acelerar a concretização das inovações previstas, algumas das quais inseridas na agenda ambiciosa de reformas e projetos assumidos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Com estes objetivos, o LAB Justiça formou uma centena de dirigentes e gestores de projeto de 18 organismos e entidades da área da Justiça em gestão estratégica, transição digital e liderança em contexto de mudança. Este foi o primeiro programa intensivo criado de raiz para a Justiça, encontrando-se em preparação novas edições.
 

Para quem e onde?

Os Workshops de Inovação destinam-se aos diferentes profissionais dos organismos e entidades da Justiça, dos dirigentes aos técnicos superiores e terão lugar no Hub da Justiça, sito no Campus de Justiça de Lisboa (Avenida D. João II, 1, Edifício G).
 

Como participar?

Atendendo à forte componente prática dos workshops que tem implícita a participação ativa de todos os inscritos, privilegia-se a participação presencial. Contudo, no caso de impossibilidade, também está prevista a participação remota, existindo um limite de 4 inscrições para o formato online (preferencialmente para trabalhadores de fora de Lisboa) e de 16 para o formato presencial.

Sempre que o número de inscrições ultrapassar o limite máximo previsto por sessão, as inscrições serão selecionadas por ordem de chegada. Caso não se reúna um número mínimo de inscrições, as sessões serão reagendadas, informando-se atempadamente os inscritos.

Para participar, os profissionais da Justiça deverão preencher o formulário de inscrição.
 

Programa

Conheça os conteúdos, resultados esperados e dinamizadores dos próximos workshops.

 

Data e Hora

Tema

Conteúdos

Resultados esperados

Dinamizadores

Destinatários

5ª feira,
11 de abril,
15h às 17h

Conciliação da Vida Familiar e Profissional 

(Gestão de Pessoas 5.0)

Conhecimento sobre a relação  da  gestão da   conciliação entre  a vida profissional, familiar e pessoal com a agenda global para o desenvolvimento sustentável, sobre as iniciativas legislativas e regulamentares nacionais em torno da matéria e do valor que acrescenta às pessoas e às organizações que implementam um sistema de gestão desta natureza.

Serão partilhadas informações genéricas sobre a forma como podem ser previstas a implementação e operacionalização do sistema, para capacitação para a ação, isto é, no sentido de proporcionar a participantes a capacidade de agirem como dinamizadores/as da implementação nas respetivas organizações.

Maria Isabel Mendes é consultora e formadora certificada nas áreas de desenvolvimento organizacional, gestão de recursos humanos, formação profissional, sistemas de qualificação, ética e responsabilidade social.
Vogal da Direção da APEE | Associação Portuguesa de Ética Empresarial, responsável pela Academia.

Dirigentes e técnicos superiores

5ª feira,
18 de abril,
15h às 17h

Bem-estar e Felicidade Organizacional 

(Como se manter ativo e saudável)  

Os desafios emergentes das novas economias e das novas formas de organização do trabalho e das relações laborais, criam novas perceções sobre bem-estar organizacional e apelam ao seu alinhamento com abordagens mais flexíveis e amplas, que enquadram os riscos físicos, mentais e sociais associados ao trabalho e ambiente em que este é exercido, mas também os estilos de vida que podem potenciar ou despoletar esses riscos e que interferem significativamente com o desempenho individual.

O bem-estar e a felicidade organizacional constituem, assim, uma extensão do conceito de saúde ocupacional, que considera a generalidade de fatores que direta ou indiretamente interferem com as pessoas, dentro e fora do contexto de trabalho.

Este workshop aborda as premissas de bem-estar organizacional de acordo com as tendências mais recentes e identifica as condicionantes genéticas, sociais e culturais do bem-estar.

Teresa Núncio é Assessora do Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente - APA, Coordenadora do Projeto “APA+Feliz” , Psicóloga Clínica  e Membro da Direção da UNA | United Nations Agency.
É vogal da Comissão Técnica 219 | Bem-Estar e Felicidade Organizacional da APEE

Licenciada em Psicologia
Pós-Graduada em Gestão
Licenciada em Economia

Dirigentes e técnicos superiores

 

Conheça os workshops que já se realizaram.

Data

Tema

Conteúdos

Dinamizadores

5ª feira,
21 de março,
10h às 12h
Mediação: Perspectivas e Estratégias para a Resolução de Conflitos (Gestão de conflitos e Mediação Digital)

Este workshop aborda o poder transformador da mediação na resolução de conflitos, oferecendo uma visão abrangente sobre a prática da mediação em três pontos de vista distintos: o legal, o dos mediados e o do mediador.

Analisaremos os critérios que levam indivíduos e organizações a escolher a mediação como método de resolução de conflitos, os cenários em que a mediação pode não ser a melhor opção, levando em conta fatores como a desigualdade de poder entre as partes, a falta de disposição para o diálogo ou a complexidade do conflito.

Isabel Oliveira (presencial) é mediadora familiar privada, mediadora nos Julgados de Paz. Licenciada em direito pela FDUC, com formação em vários contextos de mediação, foi coordenadora de projeto e jurista responsável pela resolução transfronteiriça de conflitos na Agência Europeia de Informação sobre Consumo. É formadora de Mediadores em várias entidades certificadas e foi formadora para a EJTN (European Judicial Training Network).

Marisa Monteiro Borsboom (online) mediadora de conflitos certificada em 2004 pela Associação Sindical dos Ofícios dos Registos e Notariado (ASOR) e desde 2018, exerce a atividade de mediadora nos Países Baixos na MQM Legal Center de que é CEO e General Counsel.

5ª feira,
14 de março,
15h às 17h
Liderança Partilhada (Leadership Programs)

A formação em lideranças partilhadas foca-se particularmente no desenvolvimento de habilidades que permitem a distribuição de responsabilidades e decisões entre os membros de uma equipa.

Angel Pinho (presencial) Com vasta experiência como consultor e formador, é um entusiasta do desenvolvimento pessoal, integrando práticas de coaching e PNL para promover o crescimento individual e organizacional, num caminho que permite desbloquear o potencial de liderança dentro de cada um e construir equipas de alto desempenho através da liderança partilhada.

Marisa Monteiro Borsboom (online) mediadora de conflitos certificada em 2004 pela Associação Sindical dos Ofícios dos Registos e Notariado e desde 2018, exerce a actividade de mediadora nos Países Baixos na MQM Legal Center de que é CEO e General Counsel.

3ª feira,
6 de fevereiro,
10h às 12h
Visual Law: LegalTech Intro

Introdução ao conceito e ferramentas necessárias para os dirigentes acompanharem as inovações legais e transformações digitais.

Iniciar a reflexão sobre como modernizar os serviços legais e as operações através de tecnologia.

Marisa Monteiro Borsboom (online) é CEO & General Counsel da MQM Legal e especialista em Inovação na Justiça, Legal Tech e Design Thinking.

Gonçalo Piriquito (presencial)
Licenciado em Direito com Mestrado Próprio em Cibersegurança. É Gestor de Produto Tecnológico e co-presidente da Associação Portuguesa de Legaltech e Lawtech, foi co-fundador da app "Códigos de Direito", Managing Partner da Legal Walkers e CEO da Iusify. Tem 10 anos de experiência no setor do legaltech.

3ª feira,
30 de janeiro,
10h às 12h

Mudança Digital

A transformação digital é uma realidade inequívoca, com impacto a todos os níveis.

Neste cenário da Mudança Digital, importa conhecer as principais tecnologias e a relevância da adaptação a estas novas realidades, bem como tornar a transformação um processo o mais natural possível.

Nuno Martins Cavaco
Doutorado em Engenharia Industrial.

Com mais de 30 anos de experiência profissional em consultoria empresarial, realizou projetos em várias temáticas, como planeamento estratégico e monitorização corporativa; gestão da mudança, e otimização organizacional, transformação digital e indústria 4.0, sustentabilidade, eficiência operacional e redução de custos; compras estratégicas e eletrónicas.

É docente na NOVA School of Science and Technology (FCT NOVA).

3ª feira,
23 de janeiro,
10h às 12h
Gestão de Pessoas

As pessoas são o ativo mais importante das organizações.

Uma gestão de pessoas eficaz é determinante para atrair e preservar talento, bem como para criar ambientes positivos geradores de valor e de satisfação.

Num contexto de constantes desafios, a capacidade de conseguir balancear competências com profissionalismo, motivação com responsabilidades, experiência com inovação, e maturidade com energia, é cada vez mais fator determinante para que as organizações consigam alcançar os seus objetivos.

Nuno Martins Cavaco
Doutorado em Engenharia Industrial.

Com mais de 30 anos de experiência profissional em consultoria empresarial, realizou projetos em várias temáticas, como planeamento estratégico e monitorização corporativa; gestão da mudança, e otimização organizacional, transformação digital.

É docente na NOVA School of Science and Technology (FCT NOVA).

23 de novembro
de 2023

Intraempreendedorismo

Introdução sobre a inovação corporativa (aproveitando os recursos da organização) ao serviço da Justiça.

  • Contextualização e apresentação do conceito de Intraempreendedorismo
  • Os 5 I’s do Intraempreendedorismo
  • Competências do Intraempreendedor
  • Metodologia Business Model You

Rita Oliveira Pelica é Chief Energy Officer da ONYOU – Empowering & Learning Experiences, desenvolvendo vários projetos na área da educação e da formação, com ênfase nas competências comportamentais pessoais e sociais (soft skills), entre os quais a coorganização do Curso de Soft Skills & Marketing Pessoal no ISEG.

16 de novembro
de 2023

Smart Working

Enquadramento dos conceitos de smartwork e essencialismo.

Foco, resultados, prioridades e objetivos.

Estratégias para melhorar a organização pessoal e a produtividade.

Gestão da performance: criação de hábitos para alcançar a auto-eficácia.

Fazer menos, mas melhor é o mote! Uma abordagem essencialista, focada na eficácia do processo de tomada de decisão.

Rita Oliveira Pelica é Chief Energy Officer da ONYOU – Empowering & Learning Experiences, desenvolvendo vários projetos na área da educação e da formação, com ênfase nas competências comportamentais pessoais e sociais (soft skills), entre os quais a coorganização do Curso de Soft Skills & Marketing Pessoal no ISEG.

7 de novembro
de 2023

Comunicação interpessoal, institucional e estratégica

  • Porquê comunicar?
  • O que comunicar?
  • Como comunicar?
  • Comunicar… para quem?

Dalila Carvalho é consultora da Brunswick, uma empresa de comunicação estratégica. Antiga jornalista de finanças durante 10 anos, na TSF e na SIC, dedica-se à assessoria em comunicação há mais de duas décadas. Atualmente, mantém um programa diário na Antena 2, sobre comunicação.

2 de novembro
de 2023
Comunicação interpessoal: Eficiência da mensagem  

Estratégias para garantir que o conteúdo das mensagens é suportado pelo recurso a formatos adequados para maximização da eficiência da mensagem e redução do ruído inerente, criando ambientes de interação e de escuta ativa.

Rita Oliveira Pelica é Chief Energy Officer da ONYOU – Empowering & Learning Experiences, desenvolvendo vários projetos na área da educação e da formação, com ênfase nas competências comportamentais pessoais e sociais (soft skills), entre os quais a coorganização do Curso de Soft Skills & Marketing Pessoal no ISEG.

26 de outubro
de 2023

Legal Design Thinking / Visual Law

No contexto jurídico, à medida que surgem novas formas de trabalhar também aumenta a predisposição para integrar ferramentas que ajudem a gerar valor e a gerir eficiências.

O Legal Design Thinking deve ser entendido como uma ferramenta que permite concetualizar soluções para desafios e criar valor diferenciador nos produtos e serviços prestados.

Marisa Monteiro Borsboom é CEO & General Counsel da MQM Legal e especialista em Inovação na Justiça, Legal Tech e Design Thinking.

Rita Oliveira Pelica é Chief Energy Officer da ONYOU – Empowering & Learning Experiences e especialista em Design Thinking e prototipagem Lego® Serious Play®.

17 de outubro
de 2023

PM2 – Metodologia Europeia de Gestão de Projetos

Elementos gerais da PM², a metodologia oficial de gestão de projetos da Comissão Europeia, que tem vindo a ser adotada internacionalmente.

Exemplos da experiência operacional de projetos executados nas instituições europeias, com base em boas práticas e em metodologias de gestão de projetos reconhecidas, como o PMBOK Guide, PRINCE2® e IPMA-ICB.

José Luis Ferreira é Coordenador Regional da PM² Alliance para Portugal e consultor e formador em gestão de projetos.  Foi Diretor do Departamento de Ciências e Tecnologia da Universidade Autónoma de Lisboa e docente e investigador da Universidade de Coimbra.

_Barra: PRR-República Portuguesa-Financiado pela UE

Informação atualizada a 03 abril 2024 16:52